terça-feira, 5 de maio de 2015

Realidade Virtual ao Alcance de Todos?

 O que você pensa quando ouve sobre realidade virtual?
Pois é, pra muita gente, ainda pode ser algo futurístico, ou fora do alcance de quem não tem verba para investir. 
Hoje em dia já há tecnologia de VR (realidade virtual) específica para jogos, um exemplo é o Óculus Rift,

Lançado oficialmente em 2014, esse aparelho tem uma tela em seu interior, que pode ser ligado no PC ou no Android, e possuí sensores que reagem conforme se mexe a cabeça, ou seja se você "estiver" em um quarto vai poder enxergá-lo em 360°, além de ter duas lentes separadas de 25mm de espessura, o que da a sensação de VR.
Porém essa tecnologia não é tão acessível assim, no site oficial o produto custa em média $350,00 dólares, o que daria quase uns $1000,00 Reais.
Isso porque ainda não é comercializado no Brasil, se não seria 5 vezes mais.
Então como conseguir esse óculos tão cobiçado? 

Há alternativas mais baratas para essa tecnologia, por exemplo, o Óculos Cross Color, que é muito parecido com o Óculus Rift, porém não possui tela própria, ao invés disso, ele utiliza a tela de seu smartphone, isso mesmo, basta baixar qualquer app de VR no Playstore, (há app's em VR grátis) e acoplar no óculos, mas claro, seu celular precisa ser atualizadp e ter memória suficiente para rodar os jogos, que não são muito "leves", porém a qualidade dos jogos e do gráficos são excelentes! Então vale a pena. Esse óculos também vem do exterior, mas custa em média de $50,00 à  $90,00 Reais, e está disponibilizado no site da Wish e do Aliexpress. Mas atenção, há jogos que precisam de joystick, então a dica é que utilizem um, para smartphone que conecta via bluetooth, há opções baratas também nos mesmos sites em que se acha o óculos.

Realidade Virtual d Papelão


Após o sucesso da VR, a empresa Google, que não é boba nem nada, viu que esse era sem dúvida um negócio promissor, porém, viu também que não era algo que todo mundo conseguisse comprar, mesmo desejando. O que ela fez foi, criar um óculos de VR de papelão, isso mesmo, de papelão, o Google Cardboard, que funciona da mesma maneira que o Color Cross, é preciso seu smartphone, para funcionar, porém a vantagem é que ele é mais leve, possui as mesmas lentes de 25 mm, e também, pela sua matéria prima, é muito mais barato.
Já encontrei no mercado por $14,00 Reais, mas também vem do exterior, é super simples e incrível, e há também tutoriais na internet de como criar se próprio Cardboard. Há também o app da Google que da suporte para quem tiver seu óculos. Então, bora lá dar uma olhada para ver como funciona, afinal, não há mais desculpa para não ter seu próprio óculos de Realidade Virtual.





Texto por: Tata Hoffman

https://www.wish.com/m/search/Oculus%20Rift
https://www.wish.com/m/c/543d1fff4cbf1871311c39ce
https://www.wish.com/m/c/54b4999440b37871281dc50e
https://www.oculus.com

4 comentários:

  1. Legal, o povo não tem mais o que inventar... Vou dar uma olhada e ver como faz, apesar amo a tecnologia. Valeu pela dica.

    ResponderExcluir