segunda-feira, 1 de junho de 2015

Polinização do futuro: Você sabe o que é isso?


Vocês já ouviram falar de polinização? e se for artificial? ou seres polinizadores?
Bom, pra você que nunca ouviu falar sobre isso, te mostrarei tudo  agora.
Vamos começar com os seres polonizadores, esse provavelmente vocês conhecem, são as abelhas e alguns pássaros. São pequenos animais e insetos que tem como objetivo natural, espalhar pólen e sementes para que haja uma ''renovação'' das flores e algumas plantas. 
As abelhas, como todos sabem, são importantíssimas para esse processo de transporte de pólen, porém, com o crescente uso de inseticidas, muitas abelhas acabam morrendo e isso acontece tanto nas cidades grandes quanto no interior, pois o uso de agrotóxicos é enorme devido à preocupação com a colheita.


Isso acaba por prejudicar esse ciclo (além de muitos outros, no meio ambiente). Por esse motivo, já está sendo utilizada a polinização artificial, que consiste na retirada de pólen, manualmente e espalhar por todo terreno, para reprodução das plantas que ali estão.
Pensando nisso, um norte-americano Robert Wood está liderando uma pesquisa para a criação de abelhas robôs, (Robobees), já que nos EUA, há uma crise grave por falta de abelhas, e o próprio governo americano investiu nesse projeto para tentar estabilizar ao máximo essa crise. As Robobees são micro robôs que carregam pólen e tem a habilidade de permanecer parado no ar por certo tempo, mas o grande desafio desse processo, é fazer com que esses robôs se comuniquem,  e possam ''trabalhar em equipe'', como uma colmeia de verdade, uma espécie de inteligencia artificial. Por essa dificuldade, o professor Robert afirma que esse processo pode não ser o mais viável para a solução da crise de falta de abelhas nos EUA, mas pode ser um meio de ''retardar'' os efeitos momentaneamente, até acharem uma solução mais eficiente.


Tendo essa crise em mente, uma empresa inglesa, divulgou o breve lançamento de uma espécie de ser sintético para realizar esse processo polinização, o Autonomous Seed Disperser


Esse ser feito de proteínas sintéticas, e se alimenta dos poluentes do solo, e possui dois tipos de pelos de borracha, um mais fino que serve para coletar o pólen e uns mais grossos que tem como objetivo, lançá-lo longe.
Ainda não há previsão para o uso desse polinizador, mas é uma ótima iniciativa para melhorar a reprodução de plantas em todo mundo.
e o que mais me chamou a atenção nessa matéria, foi que isso me lembrou o filme ''Transcendence'',


 que fala sobre um físico importante, que acaba morrendo e sua mente é acoplada há um computador, e ele passa a desenvolver uma ''inteligencia artificial'' e tem como objetivo ''curar'' nosso mundo há níveis microscópicos, agindo diretamente nas moléculas dos seres vivos, para acelerar sua regeneração e resistência há destruição humana, parece não ter muito ha ver mas pensem bem, uma utilização da tecnologia, para resolver e tentar melhorar o meio ambiente, começando pelas coisas mínimas.



Por isso, resolvi  escrever essa matéria para vocês! 
Espero que tenham gostado! Até a próxima!!



Texto por: Tata Hoffman

Link que mostra uma polinização manual.
https://youtu.be/-y2b0bfpwX

Nenhum comentário:

Postar um comentário