quarta-feira, 6 de maio de 2015

Dica de Leitura: A Menina que Roubava Livros


A menina que roubava livros, é um romance que foi lançado em 2005, que retrata a Alemanha nazista entre o período de 1939 à 1943.


Mas essa época é relatada de um ponto de vista diferente.
No livro, é contada a história de Liesel Meminger, uma garotinha de apenas 8 anos, e seu irmão de 6 anos,  que foram mandados para morar com pais de criação em 1938, já que a mãe biológica deles, não tinha condições de cuidar dos dois, e o pai, havia sumido.
Porém o irmão de Liesel não resiste à viagem de trem e morre após um acesso de tosse. É ai que entra a narradora da história, a morte, isso mesmo, o livro todo é relatado do ponto de vista da morte, e quando ela encontra Liesel pela primeira vez, ela já sabe que essa menina tem algo de diferente.


Após um velório improvisado para seu irmão, o coveiro deixa cair um livrinho preto com letras pratedas, e é aí que a começa o primeiro roubo de livros de Liesel.
A garota chega à rua Himmel, para morar com sua nova família, Rosa Hubermann uma mulher amargurada e que por vezes maltrata Liesel, chamando-á de Saumesch, (que significa porca, e era um tremendo insulto naquela época) e Hans Hubermann, ao qual Liesel considera como seu próprio pai, ele sempre foi carinhoso e cuidadoso com Liesel, e ele quem a ensinou a ler, já que antes Liesel não podia ir à escola porque era muito perigoso naquela época.
Liesel também faz amizade com o garoto da casa ao lado chamado Rudy Stainer, que era obcecado por um atleta negro chamado Jesse Owens, e que sempre tentava ganhar um beijo de Liesel desde a primeira vez que a viu.
Deu para perceber que o círculo de pessoas ao redor de Liesel era um tanto "contra" mas não, às ideias de Hitler. Ainda mais quando Max Vandenburg chega à casa dos Hubermann, ele que é um judeu e lutador, e procura um local seguro para se esconder. Encontra isso na rua Himmel, e se torna grande amigo de Liesel, porém, mais pra frente se vê obrigado a deixar seu porto seguro.



Emocionante e cativante, essa história conta como era difícil também viver na Alemanha naquela época, principalmente para quem não concordava com as ideias de Fürher.
Essa história vai fazer você chorar então se prepare.

Um Pouco Sobre o Autor

Markus Zusak, é um australiano, de 39 anos. Sua mãe era alemã, e seu pai austríaco. Ele cresceu ouvindo sobre a  Alemanha nazista, o bombardeio de Munique e a marcha dos Judeus na cidade de sua mãe, ele sempre soube que era uma história que ele queria contar.
"Nós temos essas imagens das marchas em fila de garotos e dos 'Heil Hitlers' e essa ideia de que todos na Alemanha estavam nisso juntos. Mas ainda havia crianças rebeldes e pessoas que não seguiam as regras e pessoas que esconderam judeus e outras pessoas em suas casas. Então eis outro lado da Alemanha Nazista" explica Zusak.
Autor de mais 5 livros, como, O Azarão (1999), Bom de Briga (2000), A Garota que eu Quero (2001),  Eu sou o Menssageiro (2002), já era um escritor reconhecido, mas A Menina que Roubava Livros, foi um verdadeiro fenômeno literário.




Texto por: Tata Hoffman

http://www.saraiva.com.br/a-menina-que-roubava-livros-6393010.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário