terça-feira, 19 de maio de 2015

Será que a Educação está Precária Somente por Culpa do Governo?

Ontem fui numa reunião escolar do meu irmão, e quando cheguei lá, tinha uma reunião geral antes de irmos para a sala de aula. Eu estava num canto ouvindo a diretora discursar, quando uma mulher chegou perto de mim, e perguntou, "a reunião é aqui?" E eu respondi "primeiro é a reunião geral aqui, e depois iremos para sala de aula" ela me respondeu assim, "que saco!".
Pois é, e ela não era a única, muita gente só vai à reunião dos filhos, para assinar a presença e ir embora, isso quando vão à reunião.

 Por que há pais que nem isso fazem.
A questão é, se os pais não ligam para a educação dos filhos e  por consequencia, as crianças e adolescentes, não vão estar nem aí.
A base da educação vem de casa, se ensinarmos que elas podem ter um futuro melhor, simplesmente, haverá cada vez mais criança e adolescente marginalizadas, cada vez mais expostas ao perigo e à criminalização.
Se não ensinarmos as crianças que estudar, é chato sim, mas também abre a mente e mostra a vida, de vários pontos de vista diferente, além de melhorar a convivência da pessoas diferentes e melhorar muito as relações externas. Porque a educação impacta inteiramente em quem nós somos, e quem nós seremos no futuro!


Só para termos uma noção, numa pesquisa feita, para classificar a educação de 76 países, o Brasil ficou em 60° lugar, realmente uma vergonha para um país tão grande  rico como o nosso, ficamos até, atrás do Uruguai e do Chile.


Aí todo mundo fala, que é culpa do governo, ou da Dilma que não liga para a educação e é corrupta, mas, será que chegou a essa situação, somente por culpa dela? Será que todos nós, principalmente das grandes cidades, não temos nossa parcela de culpa pelo atraso no ensino de nossos filhos?


Creio que sim! Pois muita gente à duas décadas atrás, não gostava de ir à escola, e não liga muito para o fato do filho estudar, pois, "ele vai ter as escolhas que eu não tive, pois tudo era rigoroso demais", mas o que essas pessoas não percebem, é que esse pensamento tira todas as chances de escolha dessa criança ou adolescente, de ser quem ela quer ou fazer o que ela quiser, trabalhando em algo que ela goste, não só em algo, que ela tem de suportar, para sobreviver.
A Educação no nosso país tem de evoluir muito, mas acho que temos de rever muito o que estamos passando para as futuras gerações, e nada de inventar desculpa, tipo, "comprovado, que as faculdades estão formando cada vez mais  copistas, e não 'revolucionários' " isso ocorre também porque já há aquela cultura de que não ligam muito, para descobrir algo novo, apenas querem estudar 'quando querem' somente para ganhar o seu salário, apenas pelo dinheiro. Um exemplo disso é a medicina, muita gente só se forma nessa faculdade para ganhar bem, e não sente nenhuma paixão em praticar sua profissão, e paixão é essencial para isso, acaba acontecendo o que ocorre hoje, profissionais que nem ao menos tocam em vocês nem ao menos olham para sua cara para "examinar" e saber qual o seu problema. 
Quando somente o dinheiro toma conta da vida profissional, não tem como ser algo bem feito.




Obrigado por lerem! 




Texto por: Tata Hoffman



Nenhum comentário:

Postar um comentário